Emitimos a presente declaração em conformidade com a Secção 54 da Lei sobre Escravidão Moderna (Modern Slavery Act) de 2015 do Reino Unido (a "Lei") no sentido de identificar medidas que tomamos em nossa empresa durante o ano-exercício de 2020 para prevenir a ocorrência de escravatura e tráfico humano em nossos projeto e no nosso negócio.
Emitimos a presente Declaração em nome da datacriticalTI.
O NOSSO COMPROMISSO PARA COM OS DIREITOS HUMANOS
A escravatura e o tráfico humano podem ocorrer sob muitas formas, como trabalhos forçados, trabalho infantil, servidão doméstica, tráfico sexual e formas relacionadas de abuso no local de trabalho. Nesta Declaração, utilizamos os termos "escravatura e tráfico humano" com o intuito de incluir todas as formas de escravatura, servidão, trabalhos forçados ou obrigatórios e tráfico humano.
A datacriticalTI está empenhada em manter e melhorar sistemas e processos para ajudar a assegurar que não existem violações de direitos humanos relacionadas com as nossas próprias operações ou nas nossas cadeias de fornecimento. Investimos recursos significativos e colaboramos com partes interessadas, fornecedores e associações da indústria no sentido de desenvolver e implementar programas concebidos para prevenir a escravatura e o tráfico humano nas nossas operações e cadeias de fornecimento.
CÓDIGO DE CONDUTA DA DATA CRITICAL TI
O nosso compromisso para com os direitos humanos é definido no Código de conduta da datacriticalTI, que é aplicável a todos os colaboradores, agentes e diretores da datacriticalTI. O Código de conduta está disponível no www.datacriticalti.com.br.
O Código de conduta proíbe qualquer forma de trabalho forçado, involuntário ou infantil nas nossas operações, requer que a empresa adote boas práticas laborais e de emprego e trate, em todas as circunstâncias, todos os respetivos colaboradores em conformidade com a legislação aplicável. A datacriticalTI tem de tomar medidas adequadas para assegurar a conformidade com o Código de conduta, incluindo a criação de procedimentos disciplinares adequados, que podem incluir a cessação do contrato de trabalho, por violações do Código de conduta.
Para além disso, de acordo com o nosso Código de conduta, espera-se que todos os fornecedores, subcontratados e fabricantes de equipamento da datacriticalTI respeitem as políticas da datacriticalTI relativamente à conformidade com a legislação aplicável e ao respeito pelos direitos humanos.
O NOSSO NEGÓCIO E A CADEIA DE FORNECIMENTO
A datacriticalTI está voltada ao fornecimento de serviços e soluções para ambiente de missão crítica estando capacitada para projetar, implantar ou dar suporte nestes ambientes.
A datacriticalTI atua no mercado de Data Centers sempre em busca da excelência dos serviços prestados, provendo serviços de Movimentação física e lógica (Moving), Automação, DCIM (Data center infrastructure management), Infraestrutura elétrica, Ar condicionado, Cabeamento Estruturado incluindo GPON e serviços de engenharia, destacando-se nesses segmentos por acompanhar as constantes evoluções e tendências do mercado tecnológico.
RISCOS DE ESCRAVATURA E TRÁFICO HUMANO NO NOSSO NEGÓCIO E CADEIAS DE FORNECIMENTO
Empregamos procedimentos de contratação rigorosos e implementamos políticas de emprego robustas e outros controles no sentido de mitigar o risco de escravatura e tráfico humano nas nossas operações.
PROCEDIMENTOS DE CONFORMIDADE DE FORNECEDORES E ADESÃO AOS NOSSOS VALORES
Estamos empenhados em trabalhar com os nossos fornecedores e outras partes interessadas no sentido de compreender potenciais áreas de risco e aumentar a transparência e procuramos utilizar a nossa influência para ajudar a reduzir quaisquer impactos negativos identificados.
A datacriticalTI adotou para sua cadeia de fornecimento nosso Código de conduta que estabelece normas para, entre outras coisas, assegurar que os direitos humanos dos colaboradores são respeitados e que os trabalhadores são tratados com respeito e dignidade pelos fornecedores. Em particular, o Código da Cadeia de Fornecimento proíbe trabalho forçado, escravo ou involuntário, o trabalho involuntário em prisões, a escravatura e o tráfico humano. O Código da Cadeia de Fornecimento está disponível em www.datacriticalTI.com.br.
O Código da Cadeia de Fornecimento está alinhado com os Princípios Orientadores das Nações Unidas relativamente a empresas e direitos humanos, a Declaração da OIT relativa aos princípios e direitos fundamentais no trabalho e a Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas.
Termos contratuais. O acordo-quadro global de aquisição da datacriticalTI com fornecedores diretos de serviços, produtos, peças, componentes e acessórios em nossos projetos e operações requer que esses fornecedores cumpram todas as leis laborais e de emprego aplicáveis e normas éticas (incluindo leis e normas relacionadas com o horário de trabalho, condições de trabalho, salários, benefícios, saúde e segurança dos colaboradores, trabalho infantil, escolha livre de emprego, tratamento humano, liberdade de associação e não discriminação) e as nossas orientações e requisitos padrão, incluindo o Código da Cadeia de Fornecimento.
MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA EXECUÇÃO DE PROJETOS, OPERAÇÕES E DA CADEIA DE FORNECIMENTO
Liderança interna. Os grupos de responsabilidade social corporativa, contratação e produção da datacriticalTI assumem a liderança na promoção de práticas de aprovisionamento responsáveis da datacriticalTI, incluindo práticas destinadas a evitar a escravatura e o tráfico humano. O nosso grupo de responsabilidade social corporativa comunica com as partes interessadas externas para monitorizar tendências e melhores práticas e os nossos grupos de contratação e produção são responsáveis pela implementação de políticas nos nossos projetos e operações.
Autoavaliações. As avaliações e auditorias são parte integrante do nosso processo de gestão da cadeia de fornecimento. Todos os anos, realizaremos uma autoavaliação utilizando o questionário de autoavaliação da EICC para monitorizar a adesão ao Código de conduta e ao Código da cadeia de fornecimento. De acordo com os nossos procedimentos internos, caso seja identificada qualquer não conformidade, será colocado em prática um plano de melhoria para assegurar a conformidade com as normas definidas por estes Códigos.
Avaliações e auditorias da cadeia de fornecimento. a datacriticalTI também realizará avaliações de todos os fornecedores diretos de produtos e serviços, utilizando o questionário de autoavaliação e a ferramenta de avaliação do risco da EICC para nos ajudar a identificar fornecedores na nossa cadeia de fornecimento que são suscetíveis ao risco de escravatura e tráfico humano. Utilizaremos o questionário e a ferramenta de avaliação do risco para determinar acompanhamento adicional de fornecedores. Por exemplo, se o fornecedor recorrer a trabalhadores imigrantes estrangeiros, os procedimentos internos da datacriticalTI especificam que a datacriticalTI irá inspecionar o local de trabalho para determinar se estes trabalhadores estão sujeitos a trabalhos forçados, se os dormitórios disponibilizados a esses trabalhadores cumprem as normas internacionais e se o ambiente de trabalho é limpo e seguro. Repetiremos a avaliação todos os anos para os nossos principais fornecedores de produtos e serviços.
Analisaremos também relatórios da comunicação social e de ONG para ajudar a determinar os nossos fornecedores com maior risco. Os nossos fornecedores com maior risco serão submetidos a auditorias realizadas por um terceiro independente, utilizando o enquadramento da EICC para auditorias de terceiros. Este enquadramento inclui uma avaliação de práticas laborais.
Caso sejam detectadas quaisquer deficiências durante essa avaliação e/ou auditoria, o fornecedor terá de desenvolver um plano de melhoria para corrigir as deficiências. A datacriticalTI monitoratá o desempenho do fornecedor face a este plano. Os procedimentos da datacriticalTI especificam que, se o fornecedor não apresentar melhorias satisfatórias, a datacriticalTI irá reconsiderar a sua relação com o fornecedor e poderá interromper novos negócios até que o fornecedor realize as melhorias necessárias.
Mecanismo de queixa. Os colaboradores da datacriticalTI são incentivados a expressar quaisquer preocupações e dispõem de vários canais para o fazer, incluindo uma linha direta de ética que está disponível no idioma local e é composta por operadores terceiros independentes.
A datacriticalTI protege os denunciantes de retaliação. A datacriticalTI também dispõe de uma linha direta para que as partes externas interessadas denunciem violações do Código da cadeia de fornecimento. A datacriticalTI investiga alegações de forma rápida e objetiva. Se uma violação de um fornecedor for confirmada, a datacriticalTI exige que o fornecedor tome medidas corretivas. Se o fornecedor se recusar a colaborar com a investigação ou não tomar as medidas corretivas solicitadas, a datacriticalTI irá reconsiderar a relação comercial. Se a violação envolver um fornecedor indireto, a datacriticalTI irá trabalhar com o seu fornecedor direto no sentido de obter medidas corretivas por parte desse fornecedor indireto.
FORMAÇÃO
É exigido que todos os colaboradores da datacriticalTI recebam formação inicial e formação periódica de reciclagem sobre o Código de conduta para ajudar a assegurar a compreensão das políticas internas, deverão receber também formação adicional sobre as normas do Código da cadeia de fornecimento, como identificar riscos de escravidão e/ou tráfico humano e como realizar uma avaliação eficaz dos fornecedores.
Durante a nossa avaliação de fornecedores nossos funcionários deverão dar formação aos fornecedores sobre o Código da cadeia de fornecimento e compartilhar a experiência da datacriticalTI relativamente à forma como as práticas socialmente responsáveis beneficiam as operações comerciais, como, por exemplo, mais produtividade e menor rotatividade.
A presente Declaração foi aprovada por José Altair Vieira, Diretor de Novos Negócios, Maurício Barros da Silva, Diretor de Engenharia e Maurício Tadeu Nicolletti, Diretor de Operações.