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Política de Redução do Uso de Embalagens Plásticas

1. OBJETIVO

A política da datacriticalTI para redução do uso de embalagens plásticas estabelece diretrizes, iniciativas e ações que serão realizadas, com base nos objetivos:

  • Estímulo a economia circular;
  • Não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos;
  • Estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
  • Incentivo à indústria de reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos renováveis, recicláveis e reciclados;
  • Cooperação técnica e financeira para gestão integrada de resíduos sólidos.

2. DESCRIÇÃO DAS MEDIDAS DE FOMENTO DA NOSSA POLÍTICA

A datacriticalTI estimula a economia circular trabalhando com fornecedores que retiram suas embalagens após a utilização do produto, nos casos onde isto não ocorre trata os resíduos sólidos de suas áreas de administração, operação e serviços em campo. Estes resíduos são destinados a reciclagem seguindo a metodologia abaixo:

  • Divisão básica dos resíduos pede duas latas, uma de “lixo seco” e outra de “lixo úmido”. No “lixo úmido” depositam-se embalagens plásticas com resíduos de material orgânico que será descartado normalmente. No “lixo seco”, vai aquele material inorgânico, de difícil decomposição, como papéis, embalagens, metais, plásticos e vidro. É neste “lixo seco” que estarão os materiais diversos materiais que serão reciclados;
  • Separar materiais de reciclagem por tipo (metais, vidro, papel e plástico) para facilitar a vida dos catadores e dos funcionários dos postos de entrega voluntária;
  • Remoção do excesso de sujeira do material reciclado. Essa limpeza ajuda a evitar que o material reciclável emita um mau cheiro nos pontos de reciclagem e atraia insetos, colocando em risco a saúde das pessoas - em especial dos profissionais de reciclagem;
  • Depois da separação o material reciclável será encaminhado ao destino final que poderá ser uma cooperativa de reciclagem, postos de coleta seletiva da região ou outro destino.

3. DESAFIOS

A despeito dos compromissos apresentados no item 2, não se pode desconsiderar alguns fatos e desafios que ainda enfrentados no mercado, os quais destacamos:

  • Cidadãos têm baixo conhecimento sobre como lidar com seus resíduos;
  • Apenas 22% (vinte e dois) dos municípios têm coleta seletiva municipal;
  • A concentração de capacidade recicladora da indústria ainda é desigual no território nacional para todos os materiais;
  • A infraestrutura das organizações de triagem ainda é baixa e há pouca eficiência logística.
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